Vinhos, queijos, cachaças, cafés, artesanato, geleias, frutas e até cerveja de batata doce foram os protagonistas na área dos expositores no espaço “Do Campo à Mesa”, área dedicada à cadeia do agronegócio na Feira do Empreendedor do Sebrae. O evento foi extremamente elogiado por lideranças empresariais. A feira aconteceu no São Paulo Expo e, simultaneamente, de forma on-line, na plataforma digital Sebrae Experience.
O empresário e produtor Marco Antonio Carbonari prestigiou o evento. Ele é diretor de marketing da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin). Ele esteve ao lado de representantes da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo. A Câmara Setorial tem grande histórico de interlocução com a cadeia produtiva da vitivinicultura paulista e com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Para Marco Antonio Carbonari, a Feira do Empreendedor do Sebrae comprovou que o setor de vinhos e derivados fecha 2022 “voando”, apesar dos grandes desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
“Ver a pujança da viticultura, para nós que produzimos, apoiamos e apreciamos vinho, é um baita orgulho”, avalia Marco Antonio Carbonari.
Ele esteve no evento ao lado da presidente da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, Célia Pinotti.
O evento
A proposta do espaço na Feira do Empreendedor do Sebrae foi trabalhar a cadeia do agronegócio expandida, explorando as oportunidades de turismo e artesanato ligadas ao setor. Estiveram presentes expositores das regiões onde o Sebrae atua com o Programa de Desenvolvimento Local (PDL): Mantiqueira, Circuito das Águas, Circuito das Frutas, Parelheiros, Rota do Café, Rota Noroeste e Vale do Ribeira. Além disso, estiveram presentes parceiros como Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Abrasel, Senar e Instituto Federal.